segunda-feira, 25 de abril de 2011

Educação Patrimonial


A educação patrimonial nas escolas é essencial para a busca da conservação da identidade cultural regional nas cidades e regiões. Por isto trago este assunto a ser discutido no post. Devemos introduzir nas escolas esta temática o quanto antes, pois se não a essência da identidade regional irá se perder por completo.

Vamos algumas definições, segundo o IPHAN:

O que é Educação Patrimonial?


Toda vez que as pessoas se reúnem para construir e dividir novos conhecimentos, investigam pra conhecer melhor, entender e transformar a realidade que nos cerca, estamos falando de uma ação educativa. Quando fazemos tudo isso levando em conta alguma coisa que tenha relação ao com nosso patrimônio cultural, então estamos falando de Educação Patrimonial!

Como é que funciona a política do Iphan para a Educação Patrimonial?


O Iphan busca formas de implementar uma postura educativa em todas as suas ações institucionais. Isso significa que o Iphan espera que cada vez mais suas representações espalhadas por todo o território nacional, funcionem como centros de diálogo e construção conjunta com a sociedade de políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural. O projeto Casas do Patrimônio (link) é a principal iniciativa nesse sentido.

Quem cuida do setor de Educação Patrimonial no Iphan?


A Gerência de Projetos e Educação Patrimonial – Geduc, sediada em Brasília, centraliza, apóia e divulga as informações a respeito das ações desenvolvidas em todo o país voltadas para a educação patrimonial. É também responsável pelo apoio à rede de agentes educativos dedicados ao patrimônio cultural, nas regionais do Iphan e na articulação com setores da sociedade civil, estados e municípios.


Acessado em 25/04/2011 às 10:45

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